Olá, pessoal! Hoje eu vim falar sobre um assunto que está dando o que falar: o fim da isenção de impostos para importações de até 50 dólares. Você sabe o que isso significa? Como isso vai afetar as suas compras online? Vem comigo que eu vou te explicar tudo!
A isenção de impostos para importações de até 50 dólares era uma regra que valia apenas para remessas de pessoa física para pessoa física, ou seja, se você comprasse algo de um amigo ou parente que mora fora do país, você não pagaria imposto. Mas muitas empresas de e-commerce, principalmente da China, se aproveitavam dessa brecha para enviar produtos com valores baixos e sem identificação, usando nomes de pessoas físicas como remetentes. Assim, elas conseguiam escapar da tributação e oferecer preços mais competitivos.
Mas isso acabou! A Receita Federal anunciou no dia 11 de abril de 2023 que vai acabar com essa isenção e vai taxar todas as encomendas internacionais, independentemente do valor, do tamanho ou do propósito. Para isso, vai usar um novo sistema eletrônico em que o próprio comprador vai ter que registrar os dados do produto importado e pagar o imposto antecipadamente. As transportadoras também vão ter que fornecer mais informações sobre os envios, e se houver alguma inconsistência ou fraude, elas poderão ser multadas.
O objetivo dessa medida é combater a sonegação fiscal e a concorrência desleal das empresas estrangeiras, que prejudicam o mercado nacional. O governo espera arrecadar entre 7 e 8 bilhões de reais com essa mudança. Mas será que isso é bom para o consumidor?
Bom, por um lado, pode ser que as encomendas cheguem mais rápido ao Brasil, já que elas vão ter liberação imediata na alfândega. Por outro lado, os preços vão aumentar bastante, já que o imposto é de 60% sobre o valor do produto. Isso pode desestimular as compras online e afetar as plataformas como Shopee, Shein e AliExpress, que são muito populares entre os brasileiros.
E você, o que acha dessa mudança? Você costuma comprar produtos importados pela internet? Você acha que isso vai afetar as suas compras? Deixe a sua opinião nos comentários! E não se esqueça de curtir
Comments