A Apple estaria interessada em também incluir anúncios publicitários em quase todos os aplicativos nativos do iPhone.
Vale dizer que este tipo de anúncio contextualizado já existe nos apps Apple News – que não funciona no Brasil – e Bolsa (Stocks) do iOS.
Da mesma forma, a página de um app poderá conter uma marcação em azul com o aviso de “Você também pode gostar” para destacar aplicativos similares que pagaram para estar ali
Analista da Bloomberg afirma que a empresa testou publicidade no Apple Mapas, o aplicativo nativo de GPS do iPhone. Novidade poderia afetar os aplicativos de Livros e de Podcasts.
Seguindo o exemplo do Google com o sistema Android, a Apple estaria interessada em também incluir anúncios publicitários em quase todos os aplicativos nativos do iPhone. A informação está na mais recente coluna de Mark Gurman, analista da Bloomberg conhecido por furos antes da hora. O material foi publicado neste domingo (14). Segundo o texto, alguns testes já foram feitos internamente, mas a medida ainda não teria previsão para entrar em vigor.
O aplicativo de Mapas, por exemplo, mostraria uma propaganda paga na primeira posição de buscas por “pizzaria”, “farmácia” ou qualquer tipo de loja nas proximidades. A mesma prática poderia ser aplicada aos apps de Livros e Podcasts, com recomendações das editoras e produtoras que pagassem para estar no topo.
Vale dizer que este tipo de anúncio contextualizado já existe nos apps Apple News – que não funciona no Brasil – e Bolsa (Stocks) do iOS. A prática está estabelecida na App Store desde 2016. Os desenvolvedores podem pagar para que seus aplicativos apareçam nas primeiras posições da busca quando o usuário procurar por temas específicos, como “jogo de corrida” ou “app para editar foto”, por exemplo.
O texto de Gurman também indica que a Apple pode expandir a publicidade na App Store, incluindo também anúncios na guia “Hoje”. Desta maneira, um app apareceria patrocinado naquela imagem grande no topo, com a palavra “Anúncio” em destaque logo abaixo do nome do software.
Da mesma forma, a página de um app poderá conter uma marcação em azul com o aviso de “Você também pode gostar” para destacar aplicativos similares que pagaram para estar ali. Ambos os rumores são reforçados pelos sites 9to5Mac, Apple Insider e MacRumors, que abordaram o assunto recentemente.
Para completar, Gurman também acredita que a Apple estaria atraída pela possibilidade de criar um perfil de assinatura com anúncios na Apple TV+, que teria um preço mais baixo do que a conta padrão. Os rivais no streaming Netflix e Disney+ planejam implementar essa alternativa até o fim do ano.
Comments