Queda no ICMS e reduções feitas pela Petrobras devida diminuição do preço petróleo impactam o valor na bomba; etanol e diesel também ficaram mais baratos
O valor da gasolina, no etanol e do diesel continuam a recuar nos postos de gasolina, aliviando um pouco o peso no bolso do consumidor. Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, o preço médio do litro da gasolina caiu de 5,40 reais para 5,25 reais. A queda de 2,8% fez com que o preços do combustível chegasse ao menor patamar desde fevereiro deste ano, quando era vendido a 5,17 em média no país. Segundo a ANP, foi a nona semana consecutiva de queda.
Já o diesel passou de 7,05 reais para 6,93 reais, redução de 2%. É o preço mais baixo desde a semana encerrada em 18 de junho de 2022, quando o litro custava 6,91 reais. O etanol também recuou, custando em média 3,84 reais, uma queda de 3,5%.
Em junho, os preços do litro do diesel e da gasolina alcançaram os maiores valores nominais pagos pelos consumidores para os combustíveis desde que a ANP passou a fazer levantamento semanal de preços, em 2004. Logo depois, com a aprovação da lei que estabelece teto de até 18% na alíquota de ICMS dos combustíveis. Com a lei em vigor, o imposto menor derrubou o preço da gasolina e do etanol. O diesel que já tinha alíquotas próximas ao limite que foi estabelecido teve pouco impacto e passou a recuar após os reajustes de preços determinados pela Petrobras, que diminuíram o valor das refinarias.
Comentarios