top of page

‘O Homem que Calculava’: o livro que vai te fazer gostar de matemática

  • Foto do escritor: Jackson Aguiar
    Jackson Aguiar
  • 30 de jul. de 2022
  • 2 min de leitura
  • livro é capaz de apresentar a matemática de um ponto de vista instigante e até prazeroso

  • Com isso, a opção mais fácil parece ser deixar o estudo de lado e a aversão pelos cálculos sem uma resolução

  • Acertos em matemática são os que mais podem aumentar a nota no Enem

  • Durante suas andanças pelo Oriente Médio, o narrador do livro conta as aventuras matemáticas de Beremiz


livro de matemática

Vamos combinar: a matemática está longe de aparecer na lista de matérias favoritas de muitos alunos.


Seja pelo conteúdo em si, muitas vezes abstrato, ou pelo bloqueio coletivo que ronda a disciplina, tornou-se quase um consenso que a matéria é, por essência, difícil de aprender. Com isso, a opção mais fácil parece ser deixar o estudo de lado e a aversão pelos cálculos sem uma resolução – assim com como tantos teoremas que existem há séculos. É o que muita gente faz até certa etapa da vida.


O problema é que, quando os vestibulares batem à porta, ignorar os números deixa de ser uma opção. Neste texto, a colunista do GUIA DO ESTUDANTE, Susane Ribeiro, explica porque os acertos em matemática são os que mais podem aumentar a nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em comparação com outras disciplinas cobradas no exame. Para o pré-vestibulando, encarar os cálculos é uma tarefa inevitável, mas nem por isso precisa ser um martírio.


E se te contarmos que existe um livro capaz de transformar a matemática em algo mais intuitivo em nosso cotidiano e até prazeroso, com histórias que lembram os contos de “As Mil e uma Noites”? Pois este livro existe e, depois de conhecê-lo, sua relação com os cálculos e teoremas nunca mais será a mesma.


O Homem que Calculava

O Homem que Calculava
O Homem que Calculava

Escrito por Malba Tahan, “O Homem que Calculava” conta as aventuras de Beremiz Samir, um viajante persa com grande aptidão para os cálculos matemáticos. Durante suas andanças pelo Oriente Médio, o narrador do livro conta as aventuras matemáticas de Beremiz, que sempre se depara com situações cotidianas que, de alguma forma, envolvem algum tipo de cálculo matemático.


O livro infanto-juvenil é perfeito para quem deseja não apenas aprender os cálculos matemáticos, mas também suas aplicações práticas. A realidade de Beremiz até pode, à princípio, parecer distante de nossa realidade, mas no decorrer do livro o leitor percebe o quão fácil é transpor as situações para o próprio cotidiano.


É uma leitura recomendada tanto para quem ainda precisa da matemática nos estudos, como os vestibulandos, como também para aqueles que desejam ressignificar sua relação com a disciplina.


Os contos de “O Homem que Calculava” elevam a ciência exata que é a matemática ao patamar lúdico das histórias e contos para os mais jovens, ao inserir os cálculos de maneira leve e prazerosa, intrigando o leitor sobre as soluções que Beremiz realiza para as situações em que se encontra.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Nunca perca um post. Assine agora!

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar o seu próprio texto. É fácil!

© 2023 por Roberta Almeida. Orgulhosamente criado com Wix.com 

  • Facebook
  • Twitter
  • Ícone do Facebook Cinza
  • Ícone do Linkedin Cinza
bottom of page