top of page

Séries | Sauron, o que é cânone e o que foi criado para a série?


senhor dos anéis
Quem é sauron

Sauron finalmente chegou em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, o que tem levantado alguns debates sobre se a iteração do vilão na série é, ou não, fiel aos livros.


Como revelado no episódio 8 de Os Anéis de Poder, Halbrand era Sauron o tempo todo, o que mudou algumas coisas significativas sobre a saga do vilão na obra original de Tolkien, enquanto manteve outras, e até deu piscadelas para citações famosas.


O que é Cânone?


Começando pelo que a série tirou exatamente dos livros, temos o fato de Sauron realmente ter tentado “fazer o bem” após a derrota de Morgoth. E sim, o vilão da Primeira Era exercia um grande domínio no Lorde das Trevas, que de fato se sentia sufocado por ele.


Como o vilão disse para Galadriel na cena da revelação, ele realmente assumia muitas formas para tentar enganar a todos.


Aliás, muito sobre a jornada de Sauron na série foi tirado do comecinho de “Dos anéis de poder e da Terceira Era” de O Silmarillion.


Logo, todo o arco de culpa e isolamento que o vilão apresenta nos primeiros episódios condiz com muito com o que foi descrito sobre ele nos livros.


O que não é Cânone?


Quanto ao que não está nos livros, dá para começar pelo nome Halbrand, que jamais pertenceu a Sauron. Além disso, ele nunca teve uma relação de amizade com Galadriel como na série.


No material de origem, ele via sim Galadriel como uma ameaça legítima, e a Elfa era de fato quem mais conhecia sobre a mente e os atos do vilão. Porém, nada foi descrito lá sobre proposta de casamento, ou paz através da tirania de um reinado imbatível dos dois.


Esse arco foi algo criado exclusivamente para a série, visando dar força à rivalidade dos dois no futuro, e também promover uma evolução narrativa na versão da Amazon de Galadriel, que começa a trama cega por ódio e vingança, e vai ter que conviver com o peso de ter revivido o mal que jurou vingança, até o fim da Terceira Era.


Além de tudo que envolve Sauron e Galadriel, a série também mudou bastante coisa sobre como o vilão participou da forja dos Anéis de Poder.


Nos livros, Annatar, o Senhor dos Presentes, participou da forja de todos os anéis, incluindo os dos Homens e os dos Anãos*.


Na série, além de Annatar sequer ter sido citado, Sauron, na figura de Halbrand, participou apenas da forja dos três anéis dos Elfos (ao menos foi só isso que foi mostrado).


Quanto ao título de Senhor dos Presente, existe até uma piscadela do roteiro, quando Halbrand pede para que Celebrimbor considere seus conselhos como “um presente” (traduzido como dádiva no trecho exibido para o Brasil). Porém, também não é sequer citado na série.


Por fim, tudo que envolve Adar vs Sauron também não é canônico, afinal, o “pai dos Orcs” sequer existe nos livros.


*Na literatura de Tolkien o plural e anão é Anãos e não Anões.


A série traz para as telas pela primeira vez as heroicas lendas da Segunda Era da Terra-Média.


Esse drama épico é situado milhares de anos antes dos eventos das principais obras de J.R.R. Tolkien, O Hobbit e O Senhor dos Anéis, e vai levar o público para um período onde grandes poderes eram forjados, e reinos ascendiam para a glória e caiam em ruínas. Heróis improváveis ​​serão testados, e a esperança ficará pendurada pelo mais fino dos fios, e o maior vilão já criado por Tolkien ameaçou cobrir todo o mundo na escuridão.


Começando em uma época de relativa paz, a série segue um importante grupo de personagens, com figuras novas e familiares, enquanto confrontam o ressurgimento do mal na Terra-Média. Das profundezas das Montanhas da Névoa, até as fabulosas florestas da capital élfica Lindon, até a ilha de Númenor, e os cantos mais profundos do mapa, esses reinos e personagens vão cravar seu legado, algo que irá ficar marcado até muito além na história.


O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder está disponível, tendo inclusive se tornado a maior estreia da história do Prime Video, com 25 milhões de espectadores.

Commentaires


bottom of page